Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site ou ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Como calibrar a sua televisão para obter a melhor qualidade de imagem
Gasta tempo a tentar calibrar a sua televisão, para obter a melhor qualidade de imagem, sem sucesso? Essa é uma experiência pela qual quase todos nós já passámos, porque ajustar perfeitamente a configuração de cores e movimento de uma televisão não é tão fácil como pensamos.
Hoje em dia, a qualidade de imagem que as televisões disponibilizam é muito mais natural do que antes e, normalmente, ao comprar uma nova televisão, esta já traz as configurações de ecrã pré-definidas. No entanto, existem alguns ajustes que você pode fazer para melhorar a qualidade da imagem e o brilho da sua nova televisão. Com os truques da Hisense, calibrar a sua televisão será mais fácil do que imagina.
Como calibrar a sua televisão?
Felizmente, a maioria das televisões vem equipada com uma ampla variedade de opções de calibração previamente configuradas. Graças a isso, evitamos executar os ajustes mais complexos. Pode facilmente encontrar essas predefinições no menu “Configuração básica” do aparelho. Nas televisões Hisense existem as seguintes:
- Padrão
- Natural
- Teatro
- PC / Jogo
- Dinâmico
As opções “Padrão” e “Natural” são muito semelhantes. É difícil avaliar as diferenças entre elas ao visualizar a imagem. Assim, a escolha de um destes estilos tem mais a ver com o gosto pessoal do utilizador do que com uma questão técnica.
A predefinição da opção “Teatro” (também chamada cinema ou filme), tenta calibrar a sua televisão com a qualidade da imagem que o cineasta procurava no momento em que a concebeu. Esta é a mais recomendada para desfrutar da melhor qualidade de imagem em sua casa como se estivesse numa sala de cinema.
O modo “Dinâmico” é mais utilizado para assistir a transmissões desportivas, já que exibe as cores de forma mais impactante do que o habitual e conta com uma excelente forma de visionamento de ação rápida. Desta maneira, não perderá nenhum detalhe das suas competições favoritas. Além disso, apresenta uma iluminação mais brilhante do que o normal.
Após conhecer as diferentes funcionalidades predefinidas, vamos saber como personalizar a qualidade da imagem da sua televisão. Modificando certas configurações simples, conseguirá calibrar a televisão à sua medida.
Como personalizar a televisão à sua medida?
Se decidir configurar a sua televisão, precisa saber o que está a fazer. Na maioria das vezes, para calibrar a sua televisão, começa por aceder ao menu de configuração, mas depois o que se segue? Existe uma série de parâmetros, que são fáceis de modificar, e com os quais se pode obter uma elevada qualidade de imagem e uma melhoria substancial. São configurações como o contraste, o brilho, a iluminação, a saturação ou a temperatura da cor.
Contraste
É basicamente a diferença que existe entre a cor mais brilhante e o preto mais escuro. O contraste serve para regular os níveis de branco da imagem. Portanto, se o contraste for muito alto, perderemos os detalhes das cores mais claras. Se for muito baixo, poderemos ter problemas para distinguir alguns objetos que aparecem na imagem. A calibração perfeita é a que nos permite ver os detalhes impecavelmente.
Brilho
Ajustando o brilho devemos conseguir que o preto na imagem fique o mais escuro possível. A maneira ideal de ajustar o brilho é através de uma película de imagem escura. Desta forma, podemos ir regulando o brilho até que as zonas mais escuras não pareçam cinzentas, mas pretas.
Luz de fundo
Em algumas televisões, a incidência da luz de fundo pode ser editada a partir de cima ou a partir de baixo. Se aplicarmos a configuração mais baixa, conseguiremos reduzir a fadiga ocular. No entanto, se vai ver televisão numa sala bem iluminada, precisará de uma imagem mais brilhante.
Saturação de cor
Outra configuração que pode fazer a diferença é a saturação da cor. Através deste ajuste podemos fazer com que toda a imagem fique a preto e branco, como nos filmes antigos, ou ajustá-la para obter cores mais vivas. Recomendamos a escolha de um meio termo para obter o melhor resultado.
Temperatura da cor
O controle da temperatura de cor serve para ajustar os vermelhos e os azuis. Se escolhermos a cor azul, obteremos uma sensação de imagem mais fresca. Em contrapartida, o vermelho irá proporcionar uma maior sensação de calor. Nesta opção também recomendamos a escolha de um ponto médio, embora se tenha de admitir que ‘os gostos não se discutem’.
Configuração por defeito
Depois de ter ajustado todas as opções possíveis da sua televisão, lembre-se que poderá sempre regressar à Configuração predeterminada ou por defeito. Portanto, não tenha receio de mexer nas configurações! Certamente que alguma melhoria conseguirá com estes truques.
Como alterar o rácio de aspeto do ecrã?
É possível que, em determinado momento, seja necessário ajustar o rácio de aspeto do ecrã. Em geral, a imagem deve auto detetar e corrigir-se, mas se ocorrer o oposto, pode encontrar as configurações no mesmo local de ajuste do “Brilho e Contraste”. A única coisa que tem de conseguir com esta configuração é que a imagem pareça o mais natural possível, nem esticada nem esmagada.
Da parte da Hisense, esperamos que estes truques para calibrar a televisão tenham sido úteis e que consiga ter a melhor qualidade de imagem na sua sala de estar. Todavia, se ainda não o sabe, a Hisense disponibiliza-lhe uma vasta gama de SmartTVs com uma excelente qualidade de imagem e o design mais inovador. Além disso, descubra a nova Laser TV, a mais recente criação da Hisense que chega para revolucionar o mundo do entretenimento.