Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site ou ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Guia definitivo para poupar com o ar condicionado frio/calor
Após um verão de altas temperaturas e muito calor, provavelmente vai assustar-se com o que se segue. Refiro-me à temida fatura da luz. Por muito que tentemos o valor é sempre mais alto do que esperamos, e isto deve-se em grande medida a dois fatores que encarecem muito o preço que paga por estar fresquinho em casa durante os meses de verão. Mas atenção, o mesmo acontece no inverno com os aparelhos de aquecimento.
Os dois fatores que tornam as suas faturas assustadoras são a falta de eficiência energética dos aparelhos de ar condicionado e a má utilização que fazemos dos nossos sistemas de refrigeração/aquecimento.
O que fazer para que o meu ar condicionado seja mais eficiente?
Bom, há uma série de hábitos recomendáveis que farão com que o seu ar condicionados não dispare as faturas da luz, como por exemplo:
- Manter uma temperatura adequada. Muitas pessoas caem no erro de colocar a temperatura do ar condicionado demasiado baixa no verão e demasiado alta no inverno. Há pessoas que inclusivamente preferem usar manga comprida em pleno mês de Agosto e manga curta em janeiro. Na verdade, isto é um erro que além de implicar um aumento nas despesas também prejudica a sua saúde. Uma diferença de temperatura superior a 12 graus entre a rua e o interior da sua casa não é saudável. A temperatura média a que se deve encontrar o seu ar condicionado são 20 graus no verão e 24 no inverno.
- O ar condicionado só deve ser ligado/desligado quando necessário. Por vezes não temos em conta a temperatura real e ligamos o aparelho por inércia, por hábito, assim que entramos em casa. Neste sentido podemos utilizar as fontes naturais de frio e calor que existem no ambiente, por exemplo, durante muitas noites de verão a temperatura refresca e desce bastante pelo que poderíamos abrir um par de janelas e deixar correr o ar fresco que entra do exterior. O mesmo acontece no inverno, quantas vezes entra um sol radiante pela janela e temos o aquecimento ligado no máximo? Muitas vezes, certo?
- Um erro bastante comum em quase todos os lares é não verificar se há uma porta ou janela mal fechada. Se evitarmos estas distrações o motor do ar acondicionado não terá de estar em constante funcionamento e estaremos a reduzir o consumo.
- A limpeza dos filtros e das saídas e entradas do ar condicionado é outra falha que acontece em muitos lares. Fazer uma manutenção periódica e estar atento à mudança de filtros e limpeza dos aparelhos são hábitos saudáveis e económicos.
- Colocar o equipamento de ar condicionado num local inadequado. Geralmente este fator não é tido em conta e só nos preocupamos com o preço, modelo e potência. Mas o local onde pretende colocar o aparelho também deve ser tido em conta. Consulte os especialistas.
- Escolher o ar condicionado adequado para as necessidades específicas do espaço que pretendemos climatizar. Quantas vezes são colocados equipamentos com potência insuficiente para arrefecer ou aquecer num grande espaço e também o contrário? Infelizmente muitas vezes. O melhor é procurar ajuda e deixar-se aconselhar por especialistas. Os especialistas são as pessoas indicadas para dizer-lhe que tipo de aparelho precisa e qual o local mais conveniente para conseguir uma maior eficiência.
O melhor conselho é optar por comprar um ar condicionado eficiente. Tenha em conta que o melhor é solicitar a etiqueta energética ou o certificado de eficiência energética e optar por aparelhos que tenham uma boa classificação (A, A+ ou A++).
Ar condicionado Hisense Inverter
A tecnologia inverter foi concebida para obter a máxima eficiência tanto em frio como calor. Porquê?
- Aumenta a taxa de refrigeração em cerca de 25%.
- Fluxo de ar de longa distância, a partir de qualquer ponto do espaço em questão.
- Tecnologia de compensação de baixa frequência, obtendo uma estabilidade e conforto únicos.
- Poupança energética que se adapta à flutuação da voltagem.
- Redução do consumo anual até 30% comparativamente à tecnologia tradicional de ares acondicionados.
Além do mais a tecnologia Inverter da Hisense dispõe de inúmeras outras vantagens entre as quais se destacam o seu baixo nível sonoro (graças ao software de simulação CFD), capaz de otimizar a estrutura do conteúdo de ar interior para reduzir o ruído, ou o controlo inteligente através de WiFi de alguns dos seus aparelhos.
Escolha a eficiência energética criada por um especialista como a Hisense, escolha o ar condicionado que melhor se adapta às suas necessidades e não hesite em consultar os nossos especialistas.